Itapecerica (MG) e Mesquita (RJ) criam instâncias públicas para trabalhar com os ODM

08/11/2013 09:04

                                                                    CONVITE DA ODM

 

 

        O interesse do município mineiro de Itapecerica em incentivar projetos sociais e desenvolver políticas públicas em consonância  com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foi demonstrado por meio de um decreto instituindo o Núcleo Municipal ODM de Itapecerica. A missão do novo Núcleo é desenvolver ações favoráveis para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 
 
       O Núcleo Municipal, integrado por representantes dos órgãos e entidades de aconselhamentos participativos do município e por instituições federais com agências na cidade, foi instituído pelo ex-prefeito Lindolfo Pereira, no último mês de novembro.
 
     Já em Mesquita, foi criado o Comitê Municipal de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, vinculado ao Gabinete do Prefeito, que tem como atribuições, entre outras:  acompanhar,  subsidiar  e  monitorar  o  processo  de municipalização dos ODM;  elaborar diagnósticos com base em indicadores de ODM; elaborar relatórios sobre o perfil municipal dos ODM e construir um Plano de Trabalho prevendo as ações, os responsáveis por sua implantação e os recursos necessários para alcançar as metas  estabelecidas pela ONU.
 
     O Comitê ODM Mesquita foi criado por decreto, publicado em dezembro de 2012 pelo ex-prefeito Artur Messias da Silveira.