Correção de fluxo escolar

30/10/2013 13:34

GEEMPA.1

Curso de correção de fluxo escolar na alfabetização foi oferecido aos professores da rede

A Prefeitura de Mesquita, em parceria com Ministério da Educação (MEC), por meio do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), ofereceu durante o ano, o curso de correção de fluxo escolar na alfabetização aos professores da rede e demais municípios, na Escola Municipal Cruzeiro do Sul.

A professora e doutora Esther Pillar Grossi, organizadora e idealizadora do GEEMPA foi quem conduziu o curso, juntamente com sua equipe. De acordo com Esther, o índice de alfabetização foi o assunto trabalhado neste encontro. Os professores observaram a demonstração de uma "Aula SOS", com alunos da rede que ainda não se alfabetizaram, desenvolvida pela doutora. Após a demonstração os professores debateram com as idealizadoras do evento os meios e procedimentos adotados para contornar os índices de alfabetização. "A aula tem como objetivo alfabetizar quem ainda não conseguiu ser alfabetizado. Queremos colocar todos no mesmo nível de aprendizagem", afirma Esther Grossi.

Através do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), fundado por Esther Pillar Grossi, em 1970, em Porto Alegre, muitos alunos estão sendo alfabetizados e professores formados nessa metodologia de ensino.