Alimentação mais saudável

03/10/2013 16:02

DSC 4911

Parceria entre a Prefeitura de Mesquita e Sesi gera aulas de educação nutricional e de como reaproveitar alimentos

    Uma parceria da secretaria de Assistência Social de Mesquita com o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e empresas da iniciativa pública e privada, ensina a moradores da cidade a comer bem gastando pouco. Nesta quinta-feira, dia 3 de outubro, a Vila Olímpica de Cosmorama recebeu o ônibus do programa Sesi Cozinha Brasil. O objetivo é promover ações de educação alimentar e nutricional para elevar o nível de saúde e qualidade de vida das pessoas, por meio das orientações de nutricionistas que estimulam uma alimentação de alto valor nutritivo e de baixo custo, com o aproveitamento total dos alimentos.

Os nutricionistas explicaram como ler as informações nutricionais nos rótulos de alimentos e os participantes levaram embalagens dos produtos que mais consomem em casa para saber os benefícios de cada um. A dona de casa Dilza de Brito, de 50 anos, moradora de Cosmorama, foi uma das pessoas inscritas e decidiu participar para aprender a manipular corretamente os alimentos. "Gosto muito de cozinhar e aqui eles ensinam a gente como higienizar a comida, como deve ser o cozimento, quais alimentos são melhores para a saúde. Acho importante a gente se preocupar em ter mais qualidade de vida", disse.

O programa atende a 120 pessoas por dia, com duas turmas: uma na parte da manhã e outra à tarde, com duração de três dias. Os cursos são totalmente gratuitos para os alunos, que ao final deste, recebem um kit de material didático, e se tiverem pelo menos 75% de frequência, recebem um certificado. O horário é de 9h às14h. Para se inscrever, é preciso apresentar identidade e CPF e ser morador de Mesquita. Não é preciso estar vinculado a nenhum programa social, também não há idade mínima ou máxima para participar. O ônibus do Sesi Cozinha Brasil deve passar por outros bairros do município em breve.